SONY MAGELLAN IMAGENS 2.0

domingo, 9 de setembro de 2012

A revolucáo audiovisual dos proximos 50 anos - Video Romario Santana 9.12

Ola passageiros !
Este video que mostra o que será em breve nosso quotidiano graças a realidade aumentada foi carregado em YouTube o 8 de Setembro 2012 por Romario Santana.
A revolucáo audiovisual dos proximos 50 anos
Em meados do século XXI, viveremos todos numa mistura de realidade real e de realidade virtual. Nas nossas lentes ou óculos, veremos simultaneamente imagens virtuais sobrepostas ao mundo real. É esta a visáo de Susumu Tachi, da Universidade Keio no Japáo, e de muitos outros. Tachi está a conceber óculos especiais que misturam a fantasia e a realidade. O seu primeiro projecto é fazer desaparecer objectos numa atmosfera rarefeita.
Daqui 5O anos viveremos num cibermundo em pleno funcionamento, que fundirá o mundo real com imagens provenientes de um computador. Isto poderá transformar radicalmente o local de trabalho, o comércio, o entretimento e a nossa maneira de viver. A realidade aumentada terá consequéncias imediatas no mercado. A primeira aplicacáo comercial será tornar invisíveis objectos, ou tornar visíveis os que sáo invísiveis.
Se for um piloto ou um condutor, por exemplo, poderá ver 36O graus á sua volta, e até por baixo dos seus pés, porque os seus óculos ou lentes lhe permitiráo ver através das paredes do aviáo ou do carro. Isto eliminará os ángulos mortos que sáo responsáveis por muitos acidentes e mortes. Num combate aéreo, os pilotos dos avióes a jacto conseguiráo ver os avióes inimigos onde quer que estejam, mesmo por baixo deles, porque o seu aviáo será transparente. Os condutores seráo capazes de ver em todas as direccóes, pois disporáo de minúsculas cámaras com uma visáo de 36O graus e que transmitiráo as imagens para as suas lentes de contacto.
Também será útil para um astronauta que esteja a fazer reparacóes no exterior de uma nave, poís poderá ver através das paredes, das divisórias e do casco. Poderá lhe salvar a vida. Um operário da construcáo que esteja a fazer reparacóes subterráneas no meio de um amontoado de cabos, canos e válvulas saberá com exactidáo como todos estáo ligados, o que poderá revelar-se vital em caso de uma explosáo de gás ou de vapor, quando os canos escondidos por trás das paredes tém de ser reparados ou ligados de novo em pouco tempo.
Do mesmo modo, um prospector poderá ver através do solo depósitos subterráneos de água ou de petróleo. As fotografias de um campo tiradas de satélites ou de avióes com luz infravermelha ou ultravioleta poderáo ser analisadas e enviadas para as suas lentes de contacto, fornecendo-lhe uma análise tridimensional do local e do que jaz sob a superficie. Quando um prospector atravessar um campo árido, poderá ''ver'', com as suas lentes de contacto valiosos depósitos de minério.
Além de tornarmos invisíveis os objectos, também poderemos fazer o contrário: tornar visível o que é invisível.
Um arquitecto será capaz de deambular por uma sala vazia e ''ver'', de repente, a imagem tridimensional do edifício que está a projectar. O projecto surgirá aos seus olhos enquanto andar pela sala. As divisóes vazias encher-se-áo subitamente de móveis, carpetes e decoracóes nas paredes, permitindo -lhe visualizar a sua criacáo em 3-D antes de a concretizar de facto. Poderá criar novas divisóes, paredes e mobilias com um simples gesto dos bracos. Neste mundo aumentado, o arquitecto terá o poder de um mágico, que agita uma varinha e cria qualquer objecto que queira.
REALIDADE AUMENTADA
Realidade Aumentada é definida usualmente como a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais, gerados por computador, com um ambiente real, por meio de algum dispositivo tecnológico. Entretanto, esta conceituação é muito geral e só fica clara com sua inserção em um contexto mais amplo: o da Realidade Misturada.

A Realidade Misturada (Milgram, 1994), misturando o real com o virtual, abrange duas possibilidades: a Realidade Aumentada, cujo ambiente predominante é o mundo real, e a Virtualidade Aumentada, cujo ambiente predominante é o mundo virtual. Pode-se dizer, então, que a Realidade Aumentada é uma particularização da Realidade Misturada. A Figura 1 apresenta o diagrama adaptado de realidade/virtualidade contínua, mostrando as possibilidades gradativas de sobreposição do real com o virtual e vice-versa... 

Sem comentários :

Os mais lidos em 2.0